As Diferenças entre Edifícios Inteligentes e Edifícios Sustentáveis 2022

As Diferenças entre Edifícios Inteligentes e Edifícios Sustentáveis

As Diferenças entre Edifícios Inteligentes e Edifícios Sustentáveis 2022

Há uma série de iniciativas que os proprietários de edifícios podem adotar para tornar seus empreendimentos mais sustentáveis. Isso pode incluir a instalação de painéis solares, a incorporação de sistemas de reuso de água e a utilização de materiais reciclados. Mas o que exatamente torna um edifício sustentável? E como ele difere de um edifício inteligente?

Photo of Buildings during Nighttime

Introdução

A sustentabilidade é uma das principais preocupações das pessoas atualmente. Com o aumento da consciência sobre os impactos ambientais, muitas pessoas estão buscando maneiras de diminuir sua pegada ecológica. Uma das áreas que está recebendo mais atenção é a construção de edifícios.

A Construção civil é umas das maires responsáveis por um grande percentual do consumo de energia e água, além de produzirem muitos resíduos sólidos sem contar a emissão de carbono. Por isso, é importante que eles sejam projetados e construídos de forma sustentável.

Para atender a essa demanda, cada vez mais empresas estão oferecendo produtos de construção ecologicamente corretos ou sustentáveis. Isso inclui tudo, desde materiais recicláveis e reutilizáveis até superfícies que sejam capazes de refletir luz natural para reduzir o consumo de energia elétrica.

Em um mercado competitivo de produtos de construção sustentáveis, é importante que os fabricantes sejam capazes de destacar suas soluções e mostrar aos potenciais clientes por que valem a pena investir neles. É aqui que entram as certificações ambientais.

As certificações ambientais são credenciais emitidas por uma organização terceirizada para garantir que um produto seja ecologicamente correto ou sustentável em determinadas áreas.

 

O que são edifícios inteligentes?

Os edifícios inteligentes são aqueles que usam tecnologia de ponta para aumentar a eficiência energética, a segurança e o conforto dos ocupantes.

Esses edifícios também são chamados de edifícios sustentáveis ou eficientes em recursos, pois reduzem o consumo de energia, água e outros recursos naturais mas não se preocupam em como foi construído, não visam todo o expectro da construção do edifício. Os edifícios inteligentes são projetados para minimizar o impacto ambiental sem considerar o impacto causado pelos materiais que o constituem, em resumo Edificios Inteligentes são Sustentáveis mas possuem uma pegada de carbono que não aparece na conta total.

O que são edifícios sustentáveis?

Edifícios sustentáveis são aqueles que foram projetados e construídos de acordo com os princípios da sustentabilidade. Esses edifícios têm como objetivo minimizar o impacto ambiental negativo, ao mesmo tempo em que maximizam o conforto e a eficiência energética dos seus ocupantes.

A característica mais marcante  que o difere dos Edificios sustentáveis é que desde o seu projeto inicial foi abordado uma conciencia sobre seus impactos no meio ambiente e tomado uma oumais ações para dirimir sua pegada ambiental, seu impacto no meio ambiente é abordado ja no inicio da construção e escolha dos fornecedores de materiais.

Alguns exemplos de características de um edifício sustentável incluem:

  • Uso de materiais reciclados ou reutilizados na construção;
    Sistemas de iluminação e ventilação natural;
    Aproveitamento da água da chuva;
    Captação e reutilização da água da chuva;
    Isolamento térmico e acústico;
    Uso de energia solar;
    Captação de óleos nas cozinhas;
    sistemas de tratamentos de esgoto in situ;

Qual a diferença entre edifícios inteligentes e edifícios sustentáveis?

Vamos bater nesta tecla, ao contrário do que muitas pessoas pensam, edifícios inteligentes e edifícios sustentáveis não são a mesma coisa. Embora os dois tipos de edifícios sejam projetados para serem eficientes em termos de recursos, eles abordam essa eficiência de maneiras diferentes.

Edifícios inteligentes são projetados para serem totalmente automatizados, o que significa que os sistemas de energia, iluminação, clima e segurança são controlados por computador.

Isso permite que os moradores ou proprietários do edifício controlem todos os aspectos do ambiente em que vivem ou trabalham, resultando em uma experiência mais confortável e conveniente.

Por outro lado, edifícios sustentáveis são projetados desde o princípio para serem mais ecologicamente amigaveis, causam menor impacto nocivo ao ambiente e normalmente empregam tecnologias de construção mais inovadoras, com menor pegada ambiental.

Outra Característica importantíssima entre um edificio sustentavel e um edificio inteligente é que cada um precisa de profissionais envovidos de áreas diferentes. Por exemplo um requer um profissional ligado ao meio ambiente, um biologo ou uma empresa com projetos sustentaveis, enquando outro pode ser resolvido com um tecnico em energia solar.

Por que construir um edifício inteligente ou sustentável?

Os edifícios inteligentes e sustentáveis são duas tendências que estão ganhando força nos últimos anos. Embora inicialmente possa custar mais caro para construir um edifício inteligente ou sustentável, os benefícios a longo prazo farão com que valha a pena.

Um dos motivos que embasam esta tendência é a capacitade de manter sua valorização por mais tempo, recuperar seu valor de mercado(no caso de um predio antigo ser revitalizado com tecnologia) ou simplesmente ser o diferencial entre um projeto e outro (principalmente quando o cliente faz aquela pergunta (…MAS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTE EDIFICIL EM RELAÇÃO AOS OUTROS?)

Economizar energia e água, tudo bem,você também estará ajudando o meio ambiente, mas é só o principio de uma mentalidade mais consciente. Se você estiver construindo um novo edifício, considere fazer do seu prédio um edifício sustentável afinal o que difere o seu produto do deles? 

As Diferenças entre Edifícios Inteligentes e Edifícios Sustentáveis

0 Comentários