6 Técnicas eficientes de Reuso de águas

6 Técnicas eficientes de Reuso de águas

6 Técnicas eficientes de Reuso de águas

Durante os últimos anos, o tema do reuso de águas tem sido cada vez mais abordado, seja por questões ambientais ou econômicas. Seja para fins domésticos ou industriais, diversas técnicas de reuso de água podem ser aplicadas em edifícios, garantindo maior economia e menor impacto ambiental. Saiba mais sobre Edifícios Inteligentes aqui, Neste artigo, apresentamos 6 técnicas de reuso de água que podem ser implementadas em edifícios.

Por que reusar água?

A água é um recurso natural indispensável à vida, mas infelizmente também é um recurso escasso. A diminuição da disponibilidade de água potável é um dos principais problemas enfrentados pelo mundo atualmente e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esse problema tende a se agravar nos próximos anos.

Diante desse cenário, o reuso de água em edifícios tornou-se uma solução cada vez mais popular para minimizar o impacto da escassez hídrica. A técnica consiste no reaproveitamento da água que já foi utilizada em alguma etapa do processo, seja para fins sanitários, industriais ou domésticos.

Aplicações do Reuso de Água em Edifícios

A água é um recurso natural vital para todos os seres vivos, e o seu uso racional é indispensável para garantir o equilíbrio ecológico do planeta. A água da chuva é uma das fontes mais importantes de água não poluída, e por isso, o seu reuso representa uma excelente opção para a redução do consumo de água potável em edifícios.

Existem diversas formas de reutilizar a água da chuva nos edifícios, como por exemplo:

– Reutilizar troca parcial das águas das piscinas para lavar as garagens;

– Reutilizar a água do rooftop para regar as plantas e jardins;

– Reutilizar a água das torneiras das pias para a caixa de descargas sanitárias;

– Reutilizar a água da chuva para lavar veículos;

– Reutilizar água das sacadas abertas para jardins;

– Reutilizar a água da maquina de lavar para descargas sanitarias;

Além disso, o reuso da água da chuva também pode contribuir para a diminuição da demanda de água potável nos edifícios, reduzindo assim o custo de aquisição da água e tratamento deste recurso(taxa de tratamento de esgoto). Lembrando que a taxa de esgoto é medido na entrada de água nos edifícios.

Tipos mais comuns de reuso das águas

Os tipos mais comuns de reuso das águas são os seguintes:

– Reuso da água da chuva: A água da chuva pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como irrigação de jardins e lavagem de automóveis.

– Reuso da água da lavagem: A água da lavagem pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como a limpeza de calçadas e pisos.

– Reuso da água do aquecimento: A água do aquecimento pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como a limpeza de chuveiros e banheiros.

– Reuso da água da piscina: A água da piscina pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como a limpeza de pisos e azulejos.

– Reuso da água da máquina de lavar roupa: A água da máquina de lavar roupa pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como a limpeza de roupas e tecidos.

– Reuso da água da máquina de lavar louça: A água da máquina de lavar louça pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como a limpeza de panelas e talheres.

– Reuso da água da banheira: A água da banheira pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como a limpeza de corpos e objetos.

– Reuso da água do chuveiro: A água do chuveiro pode ser reaproveitada para fins não potáveis, como a limpeza de corpos e objetos.

Reuso indireto planejado da água

As águas residuais, depois de processadas, são descarregadas em um corpo d’água superficial ou subterrânea com um preço específico para servir a um usuário local.

É uma relação simbiotica entre consumidores e produtores, essa solução definitiva trata-se do uso indireto da água de forma consciente e uníssona.

Isso significa que o processo de reuso sempre envolverá uma segunda produção de efluente que estejam dentro dos limites aceitaveis para a qual toda infraestrutura necessáriafora criada ou seja se alguem receber água de uma determinada fonte e destinada para plantio por exemplo ela deve estar sempre dentro das especificações permitidas.

6 Técnicas eficientes de Reuso de águas

Reuso direto planejado das águas

Quando os efluentes, depois tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga para o local do reuso, sendo descarregados no meio ambiente. Isso acontece com maior incidência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.

Aplicações da Água Reciclada

Irrigação paisagística pode ser implementada facilmente em parques, cemitérios, campos de golfe, faixas de domínio de auto-estradas, campus universitários, cinturões verdes, gramados residenciais.

Irrigação de campos é um processo que requer técnicas relativamente sofisticadas para se conseguir salvar o cultivo de plantios. Uma opção é irrigação em plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais.

Um dos principais usos da água para atividades industriais é para refrigeração. Alimentar caldeiras industriais, sistemas de processamento de água e, atualmente, em máquinas corte-usinagem com água.

A Recarga de aqüíferos é um dos mais importantes e valiosos sistemas de renovação, assim como , controle de intrusão marinha a fim de proteger as reservas no litoral assim como no auxilio e prevenção de recalques de subsolo(consiste em monitorar os deslocamentos sofridos por uma edificação).

Finalidades ambientais focam no aumento de vazão em cursos de água, aplicação em pântanos, terras alagadas, indústrias de pesca

Usos urbanos não-potáveis compreendem a aqüicultura, construções, controle de poeira, dessedentação de animais (onde animais matam a sede).

Indicamos um material entre  A Agência Nacional de Águas e a UNESP em pdf para voce baixar.

6 Técnicas eficientes de Reuso de águas

Considerações finais

Em tempos modernos, o uso por todos de tecnologias de controle da água, reuso e destinação de as águas no mundo é fundamental para que cidades sejam mais inteligentes, proximas da realidade das fragilidades do meio ambiente. A busca incessante pela harmonia entre qualidade de vida, desenvolvimento e manutenção do meio ambiente deve ser vista como objetivo principal de todo bom gestor.

0 Comentários