8 tipos de paredes de alvenaria usadas na construção civil

8 tipos de paredes de alvenaria usadas na construção civil

8 tipos de paredes de alvenaria usadas na construção civil


Alvenaria é a construção de muros, coberturas, vidros e outros materiais com o objetivo de oferecer resistência, vedar espaços e fornecer proteção acústica e térmica para a edificações. Para quem deseja ter certeza de qual parede usar na construção civil, confira as 8 tipos abaixo.

O que é uma parede de alvenaria?

Uma parede de alvenaria é um material construído com tijolos ou pedra e utilizado para separar ambientes em apartamentos, lojas e outros espaços. A parede também é utilizada para delimitar espaço ao redor de aparelhos elétricos e outros componentes do interior da casa.

Blocos de concreto estrutural

O bloco de concreto estrutural é um material que normalmente é utilizado para a construção de edificações e outros objetos. Ele é feito de uma mistura de madeira, ferro, reboco e argamassa.

Blocos de concreto de vedação

A importância dos blocos de concreto de vedação no cenário atual é bastante clara. Eles promovem uma segurança muito maior para os edifícios, o que facilita a vida dos moradores e reduz os riscos de incêndios.

Os blocos de concreto têm diversas versões, conforme a necessidade do cliente. Alguns podem ser utilizados apenas para vedação, outros podem proteger também contra os raios UV e possuem alta resistência à corrosão. Os blocos de concreto podem ser fabricados em uma grande variedade de materiais, como o acrílico, o PVC ou o alumínio.

Os blocos de concreto são indicados principalmente para uso em edifícios residenciais, mas também podem ser usados em lojas, instalações industria

Blocos de concreto celular autoclavados

8 tipos de paredes de alvenaria usadas na construção civil


O bloco de concreto celular autoclavado é um dispositivo utilizado para a produção de blocos de concreto. Ele consiste em uma cápsula contendo o concreto armazenado no interior de um saco plástico. O bloco é autoclavado a temperaturas superiores a 2.000°C, resultando num produto homogêneo e com alta resistência à corte e à abrasão, e Pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de imóveis.

Os Valores Variam entre tamanho, marca, procedencia de uma olhada aqui.

Tijolo cerâmico



Basicamente, o tijolo cerâmico é feito a partir da queima da argila e pode ter uma cor clara (quando cozido) ou mais escura (em casos de recozimento). Há vários tipos de tijolos cerâmicos que variam de acordo com as medidas e tamanho dos furos. A maioria dos tipos de tijolos cerâmicos são para vedação.

O tijolo cerâmico tem menor consumo de argamassa para assentamento e acabamento. O material também absorve menos água, oferecendo boa impermeabilização. Ele contribui ainda com excelente conforto térmico e acústico(saiba mais sobre isolamento Termico e Acústico). Algumas dessas características facilitam o transporte do produto, fazendo com que ele seja mais durável. Tudo isso sem requer manutenção extras.

Tijolos  e Blocos de vidro




A tijolo e os blocos de vidro são a cereja do bolo, um material extremamente versátil e elegante. Além da sua qualidade visual inestimável são resistentes aos impactos e possuem uma excelente durabilidade. O tijolo e o bloco de vidro podem ser usados para criar paredes e divisórias que permitem a entrada de luz, ao mesmo tempo em que protegem o ambiente.

Blocos de solo-cimento

Bloco de solo-cimento  é uma alternativa mais barata às pedras, cimento e tijolos ceramicos. Produzido a partir da mistura de solo local deslocado, água e um pouco de cimento, obtém-se uma massa compactada que endurece com o tempo e nos poucos dias se transforma em material estável capaz para diversas aplicações não apenas na construção civil.

Blocos cerâmicos



A principal diferença entre bloco e tijolo cerâmico aboradado acima é que os furos do bloco geralmente são na vertical, enquanto os furos do tijolo são na horizontal. Em geral, o bloco tem dimensões maiores que as do tijolo. Outra diferença é o tamanho dos furos. em geral quanto mais denso for o material é tijolo, quanto mais area e menor densidade é bloco.

Blocos de Sílico-Calcário




Estes blocos são fabricado com cal e agregados finos, que na fase de mistura íntima tem a natureza predominantemente quartzo. Após o molde ,pressão e compactação, sob ação de calor e pressão de vapor, o produto sofre endurecimento. Como a maioria dos blocos  é resistente a danos causados por agentes químicos ou físicos, além ser versátil em termos de cores e desenho.

Conclusao

A conclusao do nosso artigo sobre alguns tipos de materiais utilizados na construção civil, no entanto é imporante lembrar que existem muitos novidades, novos materiais sendo descobertos e testados todos os dias, como a utilização de fibras naturais na confecção de tijolos e blocos, mas esta deixamos para uma proxima leitura.



0 Comentários