Isolamento Térmico Acústico, conheça 3 tipos mais usados

Isolamento Térmico  Acústico, conheça 3 tipos mais usados

Isolamento Térmico Acústico

É muito comum as pessoas se preocuparem com a estética do isolamento térmico e acústico, afinal, esse é um material que ficará à mostra em sua obra. Mas você sabe qual o tipo de isolamento térmico e acústico mais indicado para o seu projeto? Conheça os 3 tipos mais usados no mercado!

O que é isolamento térmico e acústico?

O isolamento térmico acústico é uma técnica usada para minimizar a transmissão de calor e som. Ele pode ser feito de materiais densos, como lã de vidro ou lã de rocha, que são capazes de bloquear o som e impedir que o calor seja transferido.

Isolamento térmico acústico é usado em muitos ambientes, incluindo casas, automóveis, aviões e edifícios comerciais e residenciais. Pode ser usado para reduzir o ruído ambiente, aumentar o conforto térmico e economizar energia, e quando falamos em economia de energia falamos em edifícios inteligentes.

Quais os tipos mais usados de isolamento térmico acústico?

O isolamento térmico acústico é um materialisolante térmico usado para bloquear o calor e o som. Ele pode ser usado em paredes, tetos e chão para evitar a transferência de calor e reduzir o ruído. Existem vários tipos de isolamento térmico acústico no mercado, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Aqui estão alguns dos mais populares.

Isolamento Térmico AcústicoIsolamento Térmico AcústicoIsolamento Térmico Acústico

Lã de vidro: A lã de vidro é um dos materiais isolantes térmicos mais populares. É feita a partir de fibras de vidro que são aglomeradas em uma espuma rígida. A lã de vidro é eficaz na redução do ruído e da transferência de calor. No entanto, ela pode ser bastante difícil de instalar e não é adequada para todos os ambientes.

Lã de rocha: A lã de rocha é feita a partir de fibras de rocha e é um dos materiais isolantes mais duráveis. É eficaz na redução do ruído e da transferência de calor, mas pode ser bastante difícil de instalar.

Poliuretano: O poliuretano é um material isolante rígido que é feito a partir de um polímero. Ele é eficaz na redução do ruído e da transferência de calor, mas pode ser difícil de trabalhar com ele.

PVC: O PVC é um material isolante com propriedades similares às do poliuretano, mas ele é mais barato e mais fácil de trabalhar. Ele é eficaz na redução do ruído e da transferência de calor, mas pode se compor de diversos materiais (por isso, ele poderia ter alguns problemas de segurança).

Folha de borracha: A folha de borracha é um material isolante flexível que é feito a partir de borracha vulcanizada. Ele tem uma boa capacidade de reduzir o ruído e a transferência de calor, mas pode ser difícil de instalar.

Isolamento termo acústico drywall: é um tipo de isolamento térmico usado para bloquear o calor e o som em paredes. Ele é feito a partir de folhas de Drywall  que são fixadas às paredes com placas metálicas. Ele é uma opção econômica e rápida ambos os lados, internamente pode ser utilizado ainda, a combinação de borracha, pvc, poliuretano, lã de vidro, espuma entre outros materiais.

Vidros Termo Acústicos: Os vidros termo acústicos são uma forma de isolamento térmico acústico e físico.

Eles são construídos com uma espessura muito maior do que a dos vidros normais e, portanto, podem lidar bem com o calor. Os vidros termo acústicos também oferecem algumas vantagens relacionadas ao isolamento térmico: ele é eficiente, é resistente a impactos e facilita a circulação de ar.

Exemplo: Janela de vidro duplo com persiana embutida .

Isolamento Térmico Acústico
Fonte: www.vidrosduplos.com.br



Alternativas ao isolamento térmico acústico

Alternativas ao isolamento térmico acústico

O isolamento térmico acústico é um ótimo meio de melhorar a qualidade do ar em ambientes internos. No entanto, às vezes, pode ser difícil de conseguir o isolamento perfeito. Aqui estão algumas alternativas ao isolamento térmico acústico que podem ajudar a melhorar o seu ambiente interno:

1. Ventilação adequada

Uma das principais alternativas ao isolamento térmico acústico é a ventilação adequada, veja mais sobre ventilação natural. Certifique-se de que os ambientes internos estão bem ventilados para evitar que o ar fique viciado. Uma boa ventilação também pode ajudar a reduzir o nível de ruído no interior dos edifícios.

2. Portas e janelas insonorizadas

Outra maneira de reduzir o nível de ruído no interior dos edifícios é usar portas e janelas insonorizadas. Isso significa que os sons produzidos pelo ambiente interno não irão chegar até os ouvintes. Isso ajuda a melhorar a qualidade do ambiente e a sensação de relaxamento.

3. Instalações de ar-condicionado

O ar-condicionado pode ser uma boa alternativa para quem busca um meio eficiente de reduzir o nível de ruído no interior dos edifícios. Geralmente, as instalações de ar-condicionado são equipadas com isolamento térmico acústico e ventilação adequada. Assim, você pode ter uma estrutura indoor confortável e silenciosa.

Pesquise preços de isolantes termo acústicos aqui

Isolamento Térmico Acústico

Conclusão

As Soluções estão em constante evolução, as bases e os objetivos permanecem, trazer conforto, qualidae de vida, melhorar o aproveitamento da energia, são alguns dos objetivos, neste artigos vimos uma sintese de alguns métodos e modelos mais usados, em breve poderemos nos aprofundar neste assunto se voces desejarem.

0 Comentários