Conheça as vantagens de financiar ou parcelar um imóvel em 2022

Conheça as vantagens de financiar ou parcelar um imóvel

Conheça as vantagens de financiar ou parcelar um imóvel

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros, e uma das maneiras de realizá-lo é por meio do financiamento ou da parcela do imóvel. Existem diversas vantagens em financiar um imóvel, desde a possibilidade de comprar um imóvel maior ou melhor localizado, até a facilidade de pagar parcelado.

O que é financiamento de imóvel?

O financiamento de um imóvel é uma forma de pagamento que permite que você compre um imóvel usando o dinheiro de outra pessoa, geralmente um banco. Em troca, você paga juros sobre o valor do empréstimo e o banco tem o direito de cobrar o imóvel se você não pagar de volta.

Existem várias maneiras de financiar um imóvel, mas o empréstimo bancário é a forma mais comum. Outras formas incluem financiamento pelo governo, empréstimos privados e subvenções.

Os bancos oferecem diferentes tipos de financiamento para imóveis, mas os dois principais são:

Financiamento direto: O banco empresta o dinheiro para você comprar o imóvel e você paga juros sobre o empréstimo.

Financiamento garantido: O banco empresta o dinheiro para a pessoa que você está comprando o imóvel e você paga juros sobre o empréstimo. Se você não pagar de volta, o banco pode cobrar o imóvel.

O que é parcelamento de imóvel?

O parcelamento de imóvel é uma forma de financiar um imóvel através de parcelas. A vantagem é que o valor das parcelas é menor do que o valor total do imóvel, tornando o financiamento mais acessível.

Além disso, o parcelamento de imóvel permite que você pague somente a entrada do imóvel e depois as parcelas mensais.

O parcelamento de imóvel também é uma ótima opção para quem não tem ou não quer dispor ou investir todo se capital no valor total do imóvel à vista e podendo parcelar um ou mais imóveis.

Como funciona o parcelamento de imóvel?

O parcelamento de imóvel funciona da seguinte forma: você entra em contato com uma construtora ou imobiliária para escolher e negociar o preço do imóvel, após isso, a construtora ou imobiliária te oferecerá um plano de parcelamento.

O plano de parcelamento é dividido em duas partes ou mais: a entrada e as parcelas mensais podendo haver reforços semestrais ou anuais dependendo do acordo firmado.

Neste modelo de pagamento normalmente é possível quando o vendedor possui recursos próprios ou consegue repassar as mesmas condições ofercidas em outro investimento.

Observação: o parcelamento normalmente possui reajustes baseados no CUB até a entrega da Obra (casa ou apartamento) após este período os reajustes das parcelas normalmente são maiores, incindindo IGPM + Percentual ou INCC + Percentual.

Conheça as vantagens de financiar ou parcelar um imóvel em 2022

Vantagens do financiamento imobiliário

O financiamento de um imóvel é uma ótima opção para quem deseja adquirir um bem sem ter que pagá-lo à vista. Além disso, o financiamento também pode ser uma opção para quem deseja parcelar o pagamento do imóvel.

Existem diversas vantagens em financiar um imóvel, sendo a principal delas a possibilidade de usufruir do bem sem precisar ter todo o valor do mesmo em mãos.

Outra vantagem é que, diferentemente do pagamento à vista, o financiamento permite que o pagamento seja feito em parcelas mensais, o que pode ser mais adequado para algumas pessoas.

Além disso, ao optar pelo financiamento de um imóvel, você também pode contar com diversos benefícios disponibilizados pelos bancos.

Vantagens do parcelamento de um imóvel

É um processo sem a burocracia de um financiamento, onde as regras mudam frequentemente.

O pagamento pode ser mais flexivel do que um financiamento, um exemplo clássico e o comprador oferecer colocar carro como parte do pagamento, na entrada por exemplo,  um barco, moto ou pagamento em soja, cada caso pode ser visto como uma articulada forma de vantagem.

É Ideal para quem investir para revender, pois beneficia-se de um juros baseado em CUB, colhe-se o beneficio de uma valorização inerente de uma demanda, por exemplo, comprar apartamento na planta com prazos longos e vender depois de algumas tabelas mas antes da entrega das chaves.

O que é preciso para financiar um imóvel ?

Com todo respeito o principal eé paciencia e como todo bom planejamento, financiar um imóvel requer cuidados e atenção a detalhes. Para começar, é preciso saber o valor total do bem que você deseja adquirir e se o mesmo está dentro da sua capacidade de pagamento.

Outro ponto importante é analisar a documentação do imóvel, do Vendedor e a sua documentação. Além de verificar se o imóvel está em dia com todas as certidões, também é preciso checar se a escritura está ok. Esses são os primeiros passos para quem quer financiar um imóvel.

Depois de ter tudo isso em mãos, é hora de escolher a melhor forma de financiamento. Solicite uma simulação em diversas instituições financeiras para comparar as taxas e juros oferecidos.

Além disso, lembre-se de que o financiamento é burocrático por natureza, mas quando os recursos dos bancos estão no limite a burocracia aumenta, em uma situação podem solicitar uma lista de documentos noutra podem solicitar 10 vezes mais, fora os prazos de cada agencia e metas.

A melhor maneira de evitar problemas e dores de cabeça desencessárias é comprar através de uma imobiliária, especialmente uma que ja tenha experiencia com financiamentos bancários.

O que é preciso para parcelar um imóvel?

você pode seguir os passos a seguir:

1. Sabe aquele cálculo que é feito no financiamento bancário, nao e muito diferente, veja se as parcelas ás quais foram propostas ou que voce propôs estão dentro do orçamento;

2. Analise se os reforços estão dentro de sua provisões, ou de sua família, eles nao devem ser pontos flutuantes;

3. Verifique se o imóvel está em boas condições e se atende às suas necessidades, se possui ventilação natural e lembre-se de  valorizar  edifícios inteligentes ou sustentáveis;

4. Pesquise sobre a saude financeira e se a construtora possui ilibado comportamento e saude financeira na comunidade onde voce deseja adquirir o imóvel;

5. Se possível solicite uma avaliação Imobiliária e faça a compra através de uma Imobiliária ou corretor credenciados, normalmente eles possuem além da expertise para te dar dicas para aprovação no financiamento e o conhecimento sobre as construtoras, são os profissionais ideais para te dar suporte para um bom contrato de compra e venda.

Normalmente Imobiliárias já possuem a sua disposição departamento Jurídico e contratos bem elaborados a fim de facilitar e promover o melhor negocio para ambas as partes

Conclusão

Não se esqueça de pesquisar bastante e, se possível, buscar orientação de profissionais da área para te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu caso,  agora se você é um investidor aguarde o proximo artigo. Até a próxima!

0 Comentários