Estilo neoclássico na construção civil

Estilo neoclássico na construção civil 

Estilo neoclássico
O Palácio da Aclamação foi residência oficial dos governadores baianos por 55 anos.


Estilo neoclássico na construção civil do século 21
Photo by Pelayo Arbués

A arquitetura neoclássica é uma tendência que surgiu no século XVIII, na Europa, como uma reação às formas exuberantes do Barroco. O estilo se caracteriza pelo uso de linhas retas e geométricas, além de uma composição mais simples e ordenada. No Brasil, esse período ficou conhecido como “Arte Nova”.

Os exemplos mais famosos de construções neoclássicas

O estilo neoclássico é um estilo que surgiu no final do século 18, na Europa, como uma reação ao excesso de ornamentação do Barroco e Rococó. O neoclássico buscava a simplicidade e a harmonia das formas, inspiradas nas antigas civilizações Grega e Romana.

No Brasil, o estilo neoclássico também teve seus exemplos marcantes. Algumas das construções mais famosas nesse estilo são o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e o Palácio da Aclamação, em São Paulo.

O Palácio do Catete foi construído entre os anos de 1858 e 1866 para servir de residência oficial do Imperador D. Pedro II. A fachada do palácio é composta por colunas Corinthianas, enquanto as laterais são decoradas por estátuas de deuses gregos.

Estilo neoclássico
Rio de Janeiro, Brasil. Sede do poder republicano entre os anos
de 1897 e 1960, o Palácio do Catete tem a arquitetura neoclássica
com fachada revestida de granito e mármore rosa e portais
 emoldurados por mármore branco.

Já o Palácio da Aclamação, em Salvador Bahia, foi erguido entre os anos de 1894 e 1898 para servir como residência oficial do Governador do Estado. O palácio é composto por um corredor central que dá acesso às salas e cômodos do prédio. A fachada é adornada por uma grande escadaria, que leva até a entrada principal.

Principais características do estilo neoclássico

O estilo neoclássico na construção civil é caracterizado pelo seu uso de formas geométricas e proporções harmônicas. Esse estilo surgiu na Europa no século XVIII como uma reação ao excesso de ornamentação do período Barroco. Os arquitetos neoclássicos buscavam retornar às formas mais simples e harmoniosas da Antiguidade Clássica.

Principais características do estilo neoclássico:

– Uso de formas geométricas simples, como círculos, quadrados e retângulos;

– Proporções harmônicas;

– Uso de colunas e pilastras para dar maior imponência às edificações;

– Decorações mais discretas.

O que é o estilo neoclássico na construção civil?

O estilo neoclássico na construção civil é um estilo que surge no início do século XX, principalmente nas cidades europeias. Este estilo é caracterizado por uma arquitetura imponente e grandiosa, com elementos que lembram os tempos antigos. No entanto, ao contrário do classicismo, o neoclassicismo não segue as regras rígidas da antiguidade, mas sim uma interpretação mais livre e criativa.

A influência do estilo neoclássico nas construções atuais

O estilo neoclássico é um dos estilos mais populares na arquitetura atual. Esse estilo se originou na Europa, durante o século XVIII, como uma reação ao excesso de ornamentação do Barroco. O neoclassicismo valoriza a simplicidade e a ordem, buscando inspiração nas formas clássicas da Grécia e da Roma Antiga.

Nas construções atuais, podemos ver muitas influências do neoclassicismo. A principal característica desse estilo é a utilização de colunas e pilastras para dar sustentação às edificações. Outra característica marcante são as janelas em arco de meia-circunferência, que lembram as janelas romanas. As fachadas das construções também costumam ser bem simples, sem muitos ornamentos.

O neoclassicismo é um estilo que transmite elegância e sofisticação. Por isso, é muito utilizado em projetos de construções comerciais, como lojas e escritórios. Além disso, esse estilo também é muito utilizado em residências de alto padrão.

Edifícios neoclássicos no Brasil

O movimento neoclássico no Brasil surgiu na virada dos séculos XVIII e XIX, quando um grupo de arquitetos neoclássicos renomados foram enviados pelo Marquês de Pombal.

Em 1808, com a transferência da corte portuguesa para a colônia, e com a vinda da família real ao Brasil, que esse movimento começou a se expandir, atingindo o seu auge em 1816, com a chegada da Missão Francesa, um grupo de artistas europeus de renome.

O objetivo do grupo da Missão Francesa era estabelecer o ensino oficial das artes plásticas no Brasil e isso afetou todo o cenário artístico brasileiro.Estabeleceu um ensino acadêmico inexistente até então.

Faziam parte desse grupo importantes nomes, como  Nicolas-Antoine Taunay, um pintor de paisagens; Jean Baptiste Debret, um pintor e desenhista francês; e Grandjean de Montigny, o arquiteto responsável pela implantação desse movimento no Brasil.

Conclusão

O neoclassicismo é um estilo que segue os princípios da antiga Grécia e Roma. Ele prioriza a ordem, a simetria e a proporção, além de ser muito ornamental. Esse estilo surgiu na Europa no século XVIII e se tornou muito popular na construção civil. No Brasil, esse estilo também é bastante utilizado, especialmente em edifícios históricos.

Saiba mais em: wikipedia

0 Comentários