Quais as vantagens e desvantagens da posição solar dos imóveis?


Quais as vantagens e desvantagens da posição solar dos imóveis?

É comum ver a expressão “face norte”, “face sul”, “face leste” ou “face oeste” em praticamente todos os anúncios imobiliários, mas você sabe quais são os benefícios da posição solar dos imóveis? Ou Quais são as vantagens e desvantagens? A posição solar influencia no valor do imóvel, além de sua liquidez dependendo da região onde se encontra o imóvel.

Vantagens do imóvel “Face norte”


Quando ocorre o recebimento de luz e calor de forma desigual nos hemisférios o fenômeno é chamado de solstício, esse período acontece nos dias 21 de junho e 21 de dezembro, e marcam a chegada do inverno e do verão. E é principalmente no inverno que devemos nos preocupar com questões relacionadas a fungos e principalmente mofo, e por estarmos localizados no hemisfério sul, ter uma das faces do imóvel voltada para o norte significa mais sol principalmente no inverno. Isso porque ele nascerá a leste e permanecerá mais a norte durante o dia para se pôr a oeste.



Desvantagens do imóvel “Face norte”

Este posicionamento durante o verão, pode tornar o ambiente quente demais, levando a gastos maiores com ar condicionado, principalmente em imóveis localizados em regiões mais ao norte do Brasil então a posição dos quartos e dos ambientes menos utilizados devem ser muito bem posicionados para evitar algum desconforto ao tardar do dia ou aquele vento norte aquecido que pode incomodar um pouco.

Vantagens do imóvel “Face Leste”


O imóveis face leste possuem características únicas, esses imóveis são altamente disputados, principalmente em regiões de praia, ou lagoas.  Independentemente da época do ano, isto está mais ligado às lindas vistas que eles proporcionam, assim como sua liquidez, mas existe um fator que poucos percebem, é o climático.


No litoral pode ser percebido claramente com manhãs ensolaradas e com tardes ou anoitecer chuvosos, o vento que vem do leste formado no mar é aquecido e começa seu percurso em direção a terra gerando uma brisa muito agradável, e a noite ao se acumular no continente concorre para a formação de nuvens aclimatando o ambiente.


 Desvantagens do imóvel “Face Leste”

Talvez a desvantagem mais marcante de imóveis frente leste se estabeleçam mais fortemente em imóveis que possuam outros prédios em frente, pois reduzem a incidência da brisa do mar e principalmente da linda vista que o mar proporciona, a maresia que pode prejudicar eletrônicos pode ser facilmente contornada utilizando capas de proteção (de tecido) quando estão desligados como maquinas de lavar ou micro-ondas, limpar com agua e sabão  e passar uma cera liquida de 15 em 15 dias além de proteger, conservará também de pó, ácaros e evitará o mofo. Para os eletrônicos como notebooks e televisores uma capinha (de tecido) já resolve.

Vantagens do imóvel “Face Sul”


Ao contrário dos imóveis face norte os imóveis com “Face Sul”, principalmente no Verão são mais frescos, levando a gastos menores com ar condicionado, principalmente imóveis localizados ao mais ao norte do pais.


 Desvantagens do imóvel “Face Sul”


Este posicionamento durante o inverno, pode tornar o ambiente frio demais, levando a gastos maiores com ar condicionado, principalmente em imóveis localizados em regiões mais ao sul do Brasil então a posição dos ambientes comuns mais utilizados devem ser muito bem posicionados para receber o máximo de calor durante o dia, como aberturas maiores. Uma dica para ambientes frios principalmente em imóveis no sul do país é receberem equipamentos de aquecimento como Lareiras Elétricas ou à gás.



Vantagens do imóvel “Face Oeste”


Ao contrário do que muitos pensam e dizem imóveis com “Face Oeste”, possuem vantagens, todavia são intrínsecas, vamos explicar melhor, pois cada caso de posição solar se comporta conforme as características de seus compradores e proprietários.  Geralmente possuem plantas mais adequadas para que os quartos recebam mais o sol da Manhã, ou são maiores ou possuem sacadas extras nos quartos, outro característica percebida na hora de comprar um imóvel frente “oeste” são os imóveis que menos possuem fungos e mofo.
Os problemas que muitos citam em imóveis frente oeste, como calor excessivo nos ambientes comuns como sala e cozinha são atualmente e facilmente contornados com tecnologia e bom gosto.
ou escolhendo aqueles que possuem fachadas com pele de vidro (preferencialmente vidros termo acústicos) ou instalando vidros Térmico reflexíveis) nos ambientes com maior incidência solar.





Desvantagens do imóvel “Face Oeste”

Este posicionamento pode tornar o ambiente quentes, levando a gastos maiores com ar condicionado, ou causando oxidação maior em moveis e eletrônicos expostos aos raios solares. Outro fator considerado como desvantagem é o índice de valorização ser mais lento do que as outras posições.


Observações:
A posição Solar é uma característica mais ligada aos perfis dos proprietários, existem gostos e procura para todos, o ideal é sempre, buscar o projeto que mais se adeque ao cliente. Observar e comparar o custo benefício e a diferença de valores pode ser um meio de compensar alguma desvantagem encontrada no caminho.
Consulte os imóveis da FS Imobiliária ® e veja qual orientação que se encaixa melhor com o seu perfil de buscas.


0 Comentários